Pronome Pessoal Complemento


Pronome Pessoal Complemento (Pronombre Personal Complemento)
São aqueles que exercem função sintática de objeto direto, objeto indireto ou pronome reflexivo. Aparecem nas seguintes formas:
Átonas: Não precedidas de preposição.
Tônicas: Sempre precedidas de preposição.
FORMAS ÁTONAS: me / te / se / nos / os / se

As formas átonas são empregadas nos seguintes casos:
a) Na conjugação de verbos reflexivos
  Esteban se lava.
  (Esteban lava-se.)
   Cálzate los zapatos.
   (Calça-te os sapatos.)
Mañana me despierto a las diez.
(Acordo-me às dez horas amanhã.)

b) Como complemento direto ou indireto
    No nos llames tan tarde. (objeto direto)
    (Não nos chame tão tarde.)
    Me mandaron un regalo. (objeto indireto)
    (Mandaram-me um presente.)

c) Como expressão de involuntariedade
Utiliza-se quando a ação não ocorre por intervenção deliberada de um agente, mas acidentalmente. Usa-se se + pronome átono + verbo na 3ª pessoa (concordando com o substantivo).
    ¡Cuidado! ¡El perro se te está escapando!
    (Cuidado! O cachorro está escapando!)
     Se me rompió la taza.
    (A xícara quebrou.)
     Se nos cayeron los relojes.
    (Os relógios caíram.)

FORMAS ÁTONAS: lo / la / los / las

Empregam-se sempre como complemento direto, ou seja, substituindo objetos diretos.
1) Llama un taxi, por favor.
    (Chama um táxi, por favor.)
    Llámalo, por favor.
    (Chama-o, por favor.)
               
2) Visitaré a mi familia en mis vacaciones.
    (Visitarei minha família em minhas férias.)
    La visitaré en mis vacaciones.
    (Eu a visitarei em minhas férias.)
3) ¿Has encontrado a tus amigos?
    (Encontraste teus amigos?)
    No, los estoy buscando.
    (Não, estou procurando-os.)

Atenção!
Diferentemente do português, em espanhol os objetos diretos de pessoa ou coisa/animal personificado aparecem precedidos da preposição a. Repare nos exemplos dados acima: os objetos diretos precedidos da preposição a (segundo e terceiro exemplo) são objetos de pessoa, enquanto que o objeto direto não preposicionado (primeiro exemplo) refere-se à coisa não personificada.

    

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...